Comunicado Importante - Coronavírus (Covid-19)

Eu, Wagner Maricondi, médico patologista clínico e responsável técnico do LABORATÓRIO MÉDICO DR. MARICONDI, comunico aos nossos clientes e ao público em geral o que vem a seguir:

Estamos vivendo tempos de grandes dificuldades e de futuro incerto face a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) que se instalou ao redor do mundo e que começa a atingir nosso país. Há um esforço conjunto de todos aqueles ligados à área da saúde, seja ela pública ou privada, e das autoridades responsáveis pelo destino do país.

Neste contexto, temos presenciado muitas desinformações, que quando ditas através da informalidade despertam alguma compreensão por tratar de pessoas sem o conhecimento necessário para tal, mas quando vindas de órgãos de comunicação ou de indivíduos envolvidos na gestão pública chega a ser surpreendente.

Nos surpreendemos com a notícia que vem circulando sobre “a contaminação pelo Covid-19 de funcionário do Laboratório, cuja infecção foi adquirida dentro do LABORATÓRIO MARICONDI, sendo este o foco de possível disseminação da doença em nossa cidade e, além disso, o teste realizado foi pelo próprio Laboratório, o qual não é serviço de referência para este tipo de exame e que necessita confirmação”.

Embora não seja intenção polemizar esse fato, sinto-me na obrigação de trazer esclarecimentos a nossos clientes e ao público em geral, como forma de evitar que diante de uma situação tão preocupante sejamos levados a acreditar em tamanhas fantasias.

O LABORATÓRIO MARICONDI foi fundado em 1946, tendo 74 anos de existência. É hoje considerado como um dos mais avançados serviços de medicina diagnóstica laboratorial do país. Seus recursos tecnológicos estão disponíveis somente nos grandes centros, e sua área de atuação é em quase todos os estados da federação, dispondo de uma equipe de profissionais representada por médico, biomédicos, bioquímicos, biólogos, engenheiros, assistente social, etc., atuando em todas as áreas da moderna medicina, e tem sido considerado uma referência regional. Possui todos os certificados para funcionamento e detém várias certificações de qualidade, tais como ISO-9001, PNCQ-SBAC, PELM-SBPC, etc.

O governo tem estabelecido laboratórios públicos de referência para a realização e confirmação de testes que identificam ser o paciente portador de infecção por coronavírus. Esta determinação é obrigatória diante da epidemia que estamos vivendo, mas não afasta a participação da medicina privada, a qual tem papel de extrema importância no atendimento à população, uma vez que sem ela teríamos um verdadeiro caos no atendimento médico do país.

O LABORATÓRIO MARICONDI dispõe de um serviço de biologia molecular que realiza testes para várias doenças infecciosas, inclusive para o Covid-19, onde é realizado o protocolo para detecção do RNA do SARS COV-2, causador da Covid-19, determinado pelo Charité Virology, de Berlim, Alemanha, publicado em janeiro de 2020. Este é o protocolo recomendado pelos Laboratórios de Referência governamentais. Portanto, os procedimentos adotados estão em concordância com as recomendações internacionais. Além disso, todos os procedimentos de segurança para seus funcionários são rigorosamente seguidos através de Procedimentos Operacionais Padrões estabelecidos há muitos anos pelo Laboratório. Ressalta-se entretanto, que está bem estabelecida a forma de transmissão do Covid-19, e a transmissão pelo sangue está comprovadamente descartada.

Finalmente, gostaria de reafirmar que o compromisso do LABORATÓRIO MARICONDI sempre foi, é e será, o de participar na promoção da saúde das pessoas, colaborando com os médicos assistentes no diagnóstico e na cura das várias patologias, bem como externar nosso total engajamento na luta contra essa epidemia que tem trazido tanto sofrimento a todos nós.


Atenciosamente,

Dr. Wagner Maricondi 
Médico Responsável Técnico - CRM 34.563

LABORATÓRIO MÉDICO DR. MARICONDI


Compartilhe nas redes sociais
LinkedIn