Dia Internacional da Mulher: origem e importância da data

Por: Laboratório de Conteúdo

O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta das mulheres pelos seus direitos. A data foi oficializada na década de 70 pela Organização das Nações Unidas. 

Dia Internacional da Mulher: origem e importância da data

A criação da data remete a décadas de luta e a uma sucessão de acontecimentos. Desde o início do século XX, já ocorriam diversas manifestações nos Estados Unidos e na Europa. A maioria exigia melhora nas condições de trabalho nas fábricas e direitos trabalhistas e eleitorais para as mulheres.

Um dos marcos mais significativos foi um incêndio ocorrido em uma fábrica têxtil na cidade de Nova York, no dia 25 de março de 1911. O incêndio fez cerca de 150 vítimas, em sua grande maioria mulheres. O acidente teve como causas as instalações elétricas precárias e a grande quantidade de material têxtil que havia no local e serviu como combustível para o fogo. 

Na época, muitos patrões trancavam seus empregados dentro das fábricas para conter greves e levantes. Quando a fábrica têxtil pegou fogo, as portas estavam trancadas e as vítimas ficaram presas em meio ao fogo.

Outro momento que contribuiu para a criação da data foi a greve feita pelas mulheres russas que trabalhavam no ramo da tecelagem. No dia 8 de março de 1917, elas foram às ruas protestar contra a Primeira Guerra Mundial e o regime czarista. Além de conseguirem a abdicação do czar, as mulheres russas também conquistaram o direito ao voto após a manifestação.

Por conta disso, aos poucos o dia 8 de março foi se tornando um dia de homenagem às mulheres e, em 1975, a ONU oficializou o Dia Internacional da Mulher.

Tantos anos depois, as mulheres conquistaram e ainda conquistam muitos espaços que antes não lhes era permitido. Porém, ainda há muita luta pela frente para que elas alcancem igualdade.

O Laboratório Maricondi respeita e apoia as batalhas travadas diariamente por meninas e mulheres e sabe que para que elas possam ir longe e conquistar ainda mais, precisam estar saudáveis. Por isso, oferecemos uma gama de exames exclusivamente para as mulheres.

Essa é a forma que encontramos de contribuir e fortalecer a causa feminina. A todas as mulheres, um feliz Dia Internacional da Mulher.