Grupo Maricondi se destaca no combate à pandemia

Por: Laboratório de Conteúdo

As empresas do grupo vêm tendo grande participação no mercado nacional e internacional

O Grupo Maricondi, representado pelas empresas Laboratório Médico Dr. Maricondi, WAMA Diagnóstica Brasil e WAMA Diagnostics Switzerland, tem se destacado no combate à pandemia através de efetiva participação em projetos e campanhas no Brasil e no exterior.

O Laboratório Maricondi, presente hoje em 13 estados do país, tem sido o suporte de muitos laboratórios para a realização dos testes sorológicos por quimioluminescência e de biologia molecular, o RT-PCR, na identificação de portadores da COVID-19 e dos previamente infectados. Além disso, tem participado de várias campanhas sorológicas na aplicação do teste rápido (IgG/IgM), produzido pela WAMA Diagnóstica, em muitas empresas brasileiras, destacando-se a Petrobras, Nestlé, Ambev, Faber-Castell, Usina Colombo, Hewlett Packard, Grupo Sabará, Jeep, eloPar, Shopping Ibirapuera em São Paulo, Federação de Automobilismo etc. “Desses serviços, o que exigiu complexa operação foi para os funcionários da Petrobras. São 41 unidades distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, mas nossas equipes vêm desenvolvendo um excelente trabalho, preenchendo as expectativas de uma das maiores empresa do país”, informa o médico Wagner Maricondi, fundador do grupo Maricondi.

A WAMA Diagnóstica Brasil, empresa fabricante de testes para o diagnóstico clínico, já comercializou mais de 8 milhões de testes sorológicos para pesquisa de IgG/IgM e de Antígeno, na plataforma de teste rápido, no Brasil. Além disso, a empresa participou junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) do Estabelecimento de Painel de Referência e Padrão Internacional da OMS para anticorpo anti-SARS-CoV-2, projeto este desenvolvido pelo NIBSC (sigla em inglês do Instituto Nacional de Padrões Biológicos e Controles) do Reino Unido. O objetivo desse projeto foi estabelecer e disponibilizar um Padrão Internacional para anticorpos contra o vírus para facilitar a padronização dos métodos sorológicos para SARS-CoV-2 e permitir a comparação e harmonização dos dados entre laboratórios. Este estudo teve a participação de 44 empresas de 15 países cobrindo 6 continentes, sendo a WAMA Diagnóstica Brasil a única empresa brasileira a participar do projeto. A empresa também se inscreveu no ACT-Accelerator, no Pilar de Diagnóstico do Acelerador de Acesso às Ferramentas para COVID-19 (ACT), liderado pela FIND, aliança global para diagnósticos, que busca garantir acesso equitativo a diagnósticos confiáveis em todo o mundo, instalada em Genebra, na Suíça, e pela agência de saúde UNITAID, financiadora do projeto. O objetivo geral do ACT-Accelerator é desenvolver e implantar novos diagnósticos, tratamentos e vacinas necessários para encerrar a fase aguda da pandemia, e foi criado em resposta a um apelo dos líderes do G20 em março de 2020 e lançado pela OMS, Comunidade Europeia, França e Fundação Bill & Melinda Gates em abril de 2020. O pilar diagnóstico do ACT-Accelerator tem como objetivo desenvolver, fabricar e fornecer um teste de alta performance que pudesse atender às necessidades dos países de baixa e média renda, onde os testes  oleculares, como o RT-PCR, são caros e necessitam de estruturas complexas e profissionais qualificados. O teste a ser desenvolvido é o de pesquisa de antígeno viral em plataforma de teste rápido que pode ser aplicado no local do atendimento ao paciente. Participaram 115 empresas de 25 países e 6 continentes. A WAMA Diagnóstica Brasil foi uma das empresas escolhidas para esse projeto, ela fabricará e fornecerá 50 milhões de testes aos países da América Latina e Caribe. O ACT-Accelerator exigiu diligência internacional, realizada por empresa americana, onde todos os processos utilizados pela WAMA Diagnóstica do Brasil foram avaliados, desde seus processos produtivos, know-how no desenvolvimento de testes rápidos, controle de qualidade dos produtos, estrutura de custos e comercial, bem como sua capacidade produtiva. “Não tenho dúvida que nossa organização, conhecimento daquilo que produzimos e capacidade técnica de nossos profissionais foram fatores decisivos para a escolha de nossa empresa em um universo tão grande de participantes”, informou Wagner Maricondi.

A WAMA Diagnostics Suíça está instalada em Monthey, no cantão do Valais, junto a Fundação The Ark, cuja unidade BioArk é dedicada à Ciência da Vida. Lá há empresas voltadas ao campo da biotecnologia e da medicina regenerativa. Nesta planta, a WAMA desenvolve projetos inovadores na área da medicina diagnóstica. No final de 2019 a WAMA Suíça teve seu inovador projeto para diagnóstico de doenças infecciosas, utilizando tecnologia multiplex, selecionado entre 325 projetos pelo Programa EUROSTARS, co-financiado por 36 países, sendo avaliado por um painel de especialistas internacionais em pesquisas e negócios. O aporte de recursos europeus a esse projeto permitiu a criação de um consorcio liderado pela WAMA Suíça onde participam uma empresa francesa, especializada no desenvolvimento de proteínas recombinantes, e um hospital em Montpellier, na França, detentor de um banco de amostras de pacientes portadores de vários tipos de doenças infecciosas, que serão de grande importância no desenvolvimento do projeto. “A WAMA Suíça é o local de pesquisa e desenvolvimento do grupo, além de ser a porta para a entrada no mercado europeu, com 450 milhões de pessoas. A maioria de nossos produtos tem marcação CE, atendendo aos rigorosos critérios exigidos naquele continente. Nossa ambiciosa meta é tornar a marca WAMA sinônimo de qualidade e confiança no mercado mundial. Hoje, participam de nosso grupo quase 500 funcionários, temos um time de excelentes profissionais, os quais são responsáveis pelo sucesso de nossos projetos.

Nossos negócios já ultrapassaram nossas fronteiras, nossos produtos já são comercializados em vários países da América Latina e temos um acordo sendo firmado para sua distribuição em países do continente africano. Estamos certos de que esta expansão trará maior visibilidade internacional aos nossos testes diagnósticos e, consequentemente, será o propulsor dos objetivos do grupo. Estamos nos tornando uma referência em testes laboratoriais para o diagnóstico clínico de várias patologias”, finalizou.

Grupo Maricondi se destaca no combate à pandemia

Bioark, local onde está instalada a WAMA Suíça


Grupo Maricondi se destaca no combate à pandemia

Laboratório Médico Dr. Maricondi


Grupo Maricondi se destaca no combate à pandemia

WAMA Diagnóstica Brasil