Teste de DNA: entenda como são feitos os exames de paternidade

Por: Laboratório de Conteúdo

O que é o teste de DNA?
O teste de DNA é basicamente a leitura dos genes de uma pessoa, com o objetivo de verificar se existe vínculo genético entre as partes envolvidas no teste em questão.

Como é feito o teste de DNA?
É necessário coletar amostras de sangue ou saliva. Usando sofisticadas técnicas de laboratório, o DNA das amostras é isolado e então é procedido o mapeamento, que é feito através de equipamentos chamados "Sequenciadores de DNA".

Testes de paternidade
Nos testes de paternidade, o exame é realizado com amostras de DNA da criança, da mãe e do suposto pai. 

Formas de realizar o teste

TRIO

Mãe, filho e suposto pai.

DUO

Mãe e filho (maternidade)

Suposto Pai e filho (paternidade)

Nos casos dos exames DUO existem restrições com relação à documentação, para saber mais, entre em contato com o Laboratório Maricondi.

Reconstrução – No caso de suposto pai falecido
Pode ser realizado através de supostos tios (as), supostos avós, filhos legítimos, viúva, e mãe e filho requerente.

Quanto tempo demora para sair o resultado?
O resultado do exame é liberado em até 20 dias úteis para trio e duo. Para o exame de reconstrução, em até 30 dias úteis.

Cuidados antes do teste de DNA
Não é necessário preparo especial antes da coleta das amostras para o exame de DNA. Se a coleta for sanguínea, o paciente não poderá ter feito transfusão de sangue por no mínimo 120 dias. Em caso de transplante de medula óssea, em algum momento da vida, é obrigatória a coleta salivar.

Documentos necessários para realização do exame

  • RG, CNH ou carteira de trabalho (Documento com foto)
  • Certidão de nascimento do filho (a) ou DNV (Declaração de nascido vivo)
  • Certidão de óbito (para exame de reconstrução)
  • Certidão de casamento ou certidão de divórcio

Fatores que alteram o resultado do teste de DNA
Como o DNA de uma pessoa é único, ele não consegue ser alterado por drogas, álcool, medicamentos, alimentos, idade ou estilo de vida, nem mesmo por procedimentos cirúrgicos. No entanto, caso o paciente já tenha feito transfusão de sangue ou transplante de medula óssea, isso deve ser avisado ao laboratório.

Possíveis resultados do teste de DNA
Normalmente o laudo de um exame de DNA trará quais são os locos/localização cromossômica que foram estudados e a análise do laboratório sobre eles. O resultado é apresentado em laudo de simples interpretação.

Em exames para definir a paternidade o resultado é sempre comparativo. Metade do DNA do filho (a) vem da mãe e a outra metade do suposto pai.  Após essa análise, é realizado um cálculo para definir o índice de paternidade, que nunca é menor que  9,99% (nos casos de inclusão de paternidade). Nos casos de exclusão de paternidade, ele é determinado pela quantidade de exclusões encontradas na análise, isto é caracterizado quando o DNA do suposto pai não é encontrado no filho.

Perguntas frequentes

Qual médico eu preciso procurar para solicitar um exame de DNA?  
Resposta: Para realizar um exame de paternidade, não é necessário passar por uma consulta médica. Basta procurar por um laboratório de sua confiança e agendar o exame. Caso tenha mais dúvidas sobre genética e hereditariedade, um médico  eneticista é o mais indicado.

É possível fazer teste de DNA ainda na gravidez? Como ele é realizado? 
Resposta: Sim, é possível realizar o exame de paternidade antes mesmo do nascimento do bebê. O teste pode ser feito de duas maneiras, a invasiva e a não invasiva. No exame invasivo, há a coleta de líquido amniótico ou do vilo coriônico por um  inecologista, e esse material é analisado pelo laboratório.

No exame não-invasivo, coleta-se sangue materno, como em uma coleta de sangue normal. Nesse caso são analisados pequenos fragmentos de DNA do bebê que circulam na corrente sanguínea da mãe.

É preciso ordem médica ou judicial para fazer o teste de DNA?  
Resposta: Ao contrário de exames ligados à saúde, não é necessário pedido médico ou judicial para realizar o exame de DNA em laboratórios privados, basta agendar em um laboratório de sua confiança. No entanto, ordens judiciais costumam ser necessárias para realizar os testes custeados pelo governo.


Para saber mais sobre o teste de paternidade do laboratório Maricondi, entre em contato com a nossa central de atendimento: (16) 2107-0123.