Grupo Maricondi construindo sua trajetória de excelência e credibilidade no setor do diagnóstico laboratorial

Por: Laboratório de Conteúdo

O Grupo Maricondi é movido pelo prazer da realização por meio do trabalho. Tem a convicção de poder tornar suas empresas cada vez melhores. Isso é o que o move, o faz evoluir e traduz seus valores e crenças.

Sua trajetória de sucesso é o resultado de ações conjuntas, fortalecidas por relações e alianças fidedignas. Sua visão está no planejamento estratégico centrando esforços nos seguintes pontos:

  • Participação nos mercados relevantes para seus negócios;
  • Criação de valor ao longo da cadeia operacional;
  • Responsabilidade social;
  • Abertura de novas oportunidades

Suas conquistas são comemoradas, porque o trabalho é feito com paixão, a mesma paixão que levou seu fundador, Dr. Lourival Maricondi, a acreditar, em 1946, que ali nascia uma grande empresa.

Com mais de 70 anos de história o Grupo Maricondi construiu uma trajetória de excelência e credibilidade no âmbito do diagnóstico laboratorial. Hoje atua em diferentes frentes: na prestação de serviços para o diagnóstico clínico-laboratorial, através do Laboratório Maricondi; na fabricação de testes diagnósticos, através da WAMA Diagnóstica Brasil; na pesquisa e desenvolvimento de inovação, através da WAMA Diagnostics Suíça e no desenvolvimento de proteínas recombinantes e anticorpos monoclonais, através da Invent Biotecnologia.

Esse grupo de empresas integradas e comprometidas com pesquisa, desenvolvimento, fabricação, comercialização e prestação de serviços, fazem do Grupo Maricondi uma instituição forte, com um modelo de gestão unificado, compartilhando dos mesmos valores. Esse conceito de gestão, mesmo sendo empresas com linhas operacionais diferenciadas, tem permitido diversificar e ampliar as atividades, com criação de valor para todos os públicos com os quais se relaciona: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, acionistas, governo e sociedade.

O Laboratório Maricondi, fundado em 1946, é referência regional em análises clínicas. Construindo sua história de excelência e credibilidade através da constante aquisição de novas tecnologias, atendimento diferenciado e agilidade nos processos, transformando-se ao longo de mais de 70 anos em um dos mais avançados centros de diagnóstico laboratorial do interior paulista. O conhecimento acumulado durante todos esses anos e a preocupação constante com a implantação de novas tecnologias levou ao desenvolvimento de testes, hoje mais de 2000, que são disponibilizados a médicos e clientes, permitindo um aumento considerável nos recursos para a investigação diagnóstica, monitoração terapêutica e nos critérios de cura das várias doenças.

A forte automação de seus procedimentos pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos, bem como investimentos em tecnologia da informação e logística, além da qualificação de sua equipe de profissionais, foram determinantes na criação em 2002 da divisão de Apoio a Laboratórios. Hoje presente em mais de 200 cidades do Estado de São Paulo e, com um ritmo de expansão bem planejado, tem trazido muita satisfação a todos os seus apoiados.

O Laboratório é participante de vários programas de qualidade, sendo certificado nas normas ISO 9001:2008, participa do PELM – Programa de Excelência para Laboratórios Médicos, supervisionado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, desde 1979, ano de sua fundação, e do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Também participa de vários programas de controle de qualidade em rotinas específicas, assim como segue recomendações e consensos, como, por exemplo, no caso dos anticorpos antinucleares onde aplica o estabelecido no IV Consenso Brasileiro para Pesquisa de Autoanticorpos em Células HEp-2. Também utiliza o Unity Interlaboratory Program da BioRad.

A WAMA Diagnóstica, fundada em 1991, é fabricante de kits diagnósticos para utilização em laboratórios clínicos. Sua história é marcada pelo pioneiro desenvolvimento em nosso país dos testes point of care (POC), conhecidos popularmente como testes rápidos. É a única empresa brasileira e uma das poucas Latino Americana na fabricação das tiras de urina, utilizadas para pesquisa de elementos anormais na urina. Tem várias linhas de produtos para diagnóstico laboratorial, tais como testes para HIV, Hepatite B, Hepatite C, sífilis, doença de Chagas, Dengue, Chikungunya, Zika, etc., e uma planta para fabricação de equipamentos para uso com seus reagentes.

A WAMA Diagnóstica é certificada nas normas ISO 9001:2008 e ISO 13485:2003 (gestão da qualidade para dispositivos médicos). É certificada em Boas Práticas de Fabricação (BPF) pela ANVISA para a fabricação de reagentes e de instrumentos médicos. Tem também marcação CE, ou seja, seus produtos estão em conformidade com as exigências da União Europeia, podendo ser comercializados naquele continente.

Sua rede de distribuição é representada por quase 50 empresas cobrindo a totalidade dos estados brasileiros e alguns países da América Latina.

A WAMA Diagnostics Switzerland, fundada em 2015, está instalada em Monthey, no cantão do Valais, na Suíça, junto a Fundação The Ark, onde há uma unidade tecnológica dedicada às ciências da vida, suportando companhias no campo da biotecnologia e da medicina regenerativa. Lá estão sendo desenvolvidos produtos inovadores, com uso de tecnologia de ponta, para o diagnóstico laboratorial.

A escolha da Suíça para a instalação da empresa, além de sua posição geográfica, localizada no coração da Europa, foi a oportunidade de acesso a recursos de classe mundial em termos de pesquisas biológicas, sendo o local ideal para companhias envolvidas em tecnologia médica graças à disponibilidade de profissionais multilíngues e altamente qualificados, além de promover ativamente a tecnologia e a transferência de know-how.

É com essa diversidade na área do diagnóstico clínico-laboratorial que o Grupo Maricondi se consolida, tornando-se a cada dia um participante atuante na promoção da saúde e na manutenção da vida.